Categoria

Você conhece a Chega de Fiu-Fiu?

• 13 de julho de 2015 • 2 Comentários

Neste mês comemoramos 2 anos da Campanha Chega de Fiu-Fiu e me dei conta de que nunca havia abordado um tema tão importante aqui no TMM, o Assédio Sexual. 

Se você é mulher, com certeza já passou pelo menos uma vez por uma situação constrangedora de ser cantada sem nenhum respeito durante o seu dia-a-dia. Preciso frisar que, acredito que você tenha passado por isso inúmeras vezes enquanto ia ou voltava para a escola, para o trabalho, no ponto de ônibus, saindo da academia... Porque eu já passei por isso uma porção de vezes, de manhã, de tarde, de calça jeans e blusa de frio. Não foi a minha roupa a causadora dos comentários obscenos, mas a falta de noção, educação e respeito de muitos homens que me viram passando. Assim como eu e você, muitas meninas e mulheres passam por isso todos os dias, e muitas delas já passaram por situações piores do que receber comentários desrespeitosos. Estes dias mesmo li uma postagem no Facebook de uma mulher que foi assediada dentro do metrô enquanto voltava para casa depois de um dia cansativo de trabalho, e teve a parte de trás da sua calça molhada por ejaculação de um "ser" que resolveu sentir prazer às suas custas. Ali. Dentro do metrô. E sabe o que é mais revoltante? Ninguém fez nada! Nem mesmo o segurança do metrô! 

Pensando em todos esses casos absurdos, a Campanha Chega de Fiu-Fiu foi lançada pelo Think Olga com o intuito de combater o Assédio Sexual em lugares públicos (e por Assédio Sexual, entendemos desde um comentário pejorativo até toque em qualquer parte do corpo). Eles realizaram uma pesquisa com mais de 7 mil participantes e 99,6% deles afirmaram que já sofreram Assédio nas ruas. Mais de 80% dos participantes afirmaram que já deixaram de ir ou passar em algum lugar por medo do Assédio. Imagina quanta coisa já deixamos de fazer por medo de sair sozinha na rua?! Isso é real! Acontece comigo, com você, com uma amiga, com todas nós!


Logo que a Campanha foi lançada, uma série de pessoais legais se engajaram em participar e fizeram artes com mensagens repudiando essas atitudes. Milhares de compartilhamentos foram feitos em rede social e muita gente se importou com a nossa causa. Pude encontrar as imagens colocadas permanentes em muitos Blogs que entrei e foi uma das formas que mais me chamou a atenção.

Um Mapa também foi criado para que todas nós mulheres pudéssemos compartilhar nossas experiências e relacionarmos as regiões e os motivos que fazem os casos aumentarem (clique para acessar).


No dia 24 de Julho de 2015 a Campanha completa 2 anos. A todas as pessoas, idealizadores, homens e mulheres que participaram e ainda participam desse movimento, quero apenas deixar o meu muito obrigado! É bom saber que não estamos sozinhas e que existem pessoas capazes de lutar por nossos direitos. 

2 comentários

  1. Oi Nathália!
    Eu vi essa campanha rolando por muitos blogs e achei super, hiper, mega, blaster bacana toda a iniciativa e como isso se espalhou pela blogosfera e sites e por ter tantas pessoas ajudando.
    Vou colocar lá no meu blog também, porque a inciativa é muito boa e que precisa sim ser combatida. Existem pessoas que não tem noção das coisas, e isso é impressionante.
    Abraços!
    Blog Saphy | Facebook

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Diva! A iniciativa é maravilhosa e eu ainda vejo muitas mulheres "fechando os olhos" pra isso.
    Beijão!

    ResponderExcluir